quinta-feira, 26 de maio de 2011

Distribuição da água no planeta Terra

Existe, de facto, uma grande quantidade de água no nosso planeta, mas, como sabemos, apenas uma pequena quantidade (bastante diminuta) está ao alcance do Homem. Como podemos observar na fig. da distribuição das águas na Terra, cerca de 2,38% corresponde à água retida nos glaciares, 0,39% corresponde à água subterrânea, cerca de 0,029% corresponde à água que se encontra nos lagos e nos rios e por ultimo, cerca de 0,001% corresponde á água existente na atmosfera.
A água potável, isto é, a água utilizada pelos seres humanos, está nos rios, nos lagos, nas águas da chuva e na água subterrânea. No entanto, elas todas juntas correspondem a apenas 1% do volume de água doce. A água salgada ocupa 97% do total, que apesar da sua abundância, é impossível para o consumo.

O volume de água no planeta Terra é constante, devido ao ciclo hidrológico. No entanto, a distribuição da água entre os seus vários estados pelo planeta, começa a ser alterada e poderá vir a alterar-se de forma agressiva, principalmente devido ao aquecimento global, sendo provável a redução das extensões de geleiras e por consequência, o aumento do volume dos oceanos.
Além disso, também a distribuição geográfica dos recursos hídricos, extremamente irregular, tem consequências, como a diferença cultural e económica entre os diversos países.

Sem comentários:

Enviar um comentário