terça-feira, 10 de maio de 2011

Poluição agrícola:
Para acompanhar o crescimento da população é obrigatório exceder a produtividade dos solos, então, a agricultura serve-se de vários produtos químicos como os adubos ou os pesticidas que possuem substâncias perigosas para a saúde visto que podem contaminar as águas subterrâneas. Embora a utilização destes produtos tenha como objectivo aumentar a produção agrícola, uma pequenas parte deles é infiltrado pelos solos através da água da chuva, chegando assim aos aquíferos e poluindo-os.
Além disso, a agropecuária é também considerada uma desvantagem para a pureza das águas subterrâneas. A matéria originada pelos seres vivos que é utilizada como fertilizante, após serem movidos para terrenos agrícolas, poderão também afectar a preservação dos recursos hídricos subterrâneos. Concluímos assim que existem diversos factores para explicar a origem da poluição provocada pela actividade agrícola, como:
- Utilização excessiva de fertilizantes em áreas caracterizadas por possuírem solos permeáveis e também aquíferos livres,
- Utilização excessiva  de pesticidas em áreas muito permeáveis.
- Elevada taxa de reciclagem de águas subterrâneas em áreas de regadio intensivo;
- Deposição de resíduos provenientes dos animais em zonas também caracterizadas por elevada permeabilidade.
Por isso, este tipo de poluição é considerada a mais generalizada visto exceder-se a extensas áreas.

Sabias que?
- Na maioria das vezes, a contaminação só é descoberta no momento em que substâncias nocivas aparecem nos reservatórios de água potável, quando a poluição já se espalhou sobre uma grande área.
- A despoluição da água subterrânea é particularmente demorada e cara, através de sofisticadas tecnologias.

Sem comentários:

Enviar um comentário