terça-feira, 17 de maio de 2011

Zonas de um aquifero:

A água ao chegar á superficie pode ter diversos destinos, no entanto aquela que diz respeito ás águas subterrâneas vai-se infiltrando passando por várias zonas até atingir o aquifero. Esta infiltração também vai depender de diversos factores como:
·        Porosidade: quanto menor for a porosidade do solo menos água se infiltra.
·        Cobertura vegetal: Um solo coberto por vegetação é mais permeável.
·        Inclinação do terreno: em declives acentuados a água corre mais rápidamente, diminuindo o tempo de infiltração.
·        Tipo de chuva: Chuvas intensas saturam rapidamente o solo.

O aquifero pode dividir-se em duas zonas:
Zonas de aeração: á qual também podemos atribuir o nome de, zona superficial do aquifero. Nesta zona os poros da rocha e do solo não estão totalmente preenchidos por água, existe uma pequena área ocupada por ar, dai o nome de zona de aeração. Neste local as plantas tem um meio de sobrevivencia, ou seja, através das suas raízes captam água para o seu metabolismo.

Zona de saturação: esta zona encontra-se depois da zona de aeração,no nivel hidrostático (local onde termina a zona de aereção e começa a zona de saturação) e esta pelo contrário da que se soprepõe a ela está totalmente preenchida por água. O limite inferior á zona de saturação é uma zona impermeável e de porosidade reduzida o que implica a não passagem da água.

Nivel hidrostático (ou nivel freático): nivel a que a água se encontra numa determinada região dependendo da intensidade da precipitação. No caso das estações do ano, a precipitação é mais abundante no inverno recarregando os aquiferos de água e provocando a subida do nivel. Pelo contrário nas estações quentes o nivel encontra-se a uma profundidade superior devido á evaporação da água por acção do calor proveniente do sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário