quarta-feira, 11 de maio de 2011

Por consequência, aumenta também a produção de bens materiais e de produtos essenciais ao ser humano. No entanto, grandes partes desses materiais são poluentes (de origem orgânica ou inorgânica) e, além disso, devido às inúmeras actividades praticadas pelo Homem provocam a degradação do meio ambiente poluindo a água existente tanto à superfície como subterrânea visto que esta por ser um óptimo solvente, dissolve com imensa facilidade várias substâncias.
 Assim, é possível classificar a poluição das águas, de acordo com as actividades humanas:
- Poluição física: processo temporário que é provocado pela alteração significativa das propriedades físicas da água, por exemplo, uma variação de temperatura ou de radioactividade da água de um determinado aquífero.
- Poluição química: provocada pelas substâncias inseridas na água, nocivas para a saúde. Este tipo de poluição torna a água imprópria para consumo devido à capacidade dessas mesmas substâncias para alterarem as características da água a nível físico, químico e biológico. As águas que sofrem deste tipo de poluição podem ser altamente incómodas para a visão e altamente nocivas tanto para o olfacto como para o paladar.  
- Poluição bacteriológica: provocada por substâncias tóxicas ou por organismos patogénicos, que tornam a água não só imprópria para consumo como também impossível de utilizar nas diversas actividades domésticas ou agrícolas.
Estes vários tipos de poluição têm origem diferente. Com base na sua origem, podemos caracterizar a poluição das águas como:

Sem comentários:

Enviar um comentário